Dezoito de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Carregando...

CAMARA DE CONSELHEIRO MAIRINCK Contraste Tamanho do texto Acessibilidade Libras Webmail Teclas de Atalho E-SIC Ouvidoria Acesso à informação Privacidade Mapa do Site Intranet
  • Acessibilidade Clique para habilitar
  • V-Libras Clique para habilitar
  • LGPD Termo de Privacidade
 
VOLTAR

Dezoito de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18/05/2020 17:44:21
Dezoito de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

DIA 18 DE MAIO

O dia Dezoito de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes  foi proposto por representantes de organizações governamentais e não governamentais com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento das situações de violência sexual contra crianças e adolescentes; estimular a população a denunciar tais ocorrências e efetivar a implementação de políticas públicas e de ações para o enfrentamento das situações de violência sexual contra crianças e adolescentes.

Essa data, instituída pela Lei Federal n. º 9970/2000, figura como marco político para o enfrentamento à Violência Sexual e está relacionada ao sequestro, estupro e assassinato da menina Araceli Santos, ocorrido na cidade de Vitória, Espirito Santo, no ano de 1973. A impunidade dos agressores ganhou repercussão na mídia, gerando um sentimento de indignação na população brasileira.

Para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes a principal estratégia é a prevenção: abordar o problema, informando, da maneira correta, as crianças e os adolescentes, conversando nas escolas, nas famílias, nos espaços de convivência, pode ajudar a protegê-las.

 A responsabilidade, com a proteção e cuidado de crianças e adolescentes, vai além dos dispositivos legais e assume uma dimensão ética, política e social, pela qual a família, o Estado e a sociedade civil devem comprometer-se com a defesa e a proteção dos direitos humanos da população infanto-juvenil. Violar os direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes fere o princípio da dignidade humana essencial para o desenvolvimento da dimensão humana, cultural e histórica de meninas e meninos, nas diferentes fases de vida destes sujeitos.

Portanto, o olhar atento de todos, na proteção da criança e do adolescente, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA, deve acontecer a todo momento e, principalmente, em tempos de pandemia e de isolamento social.  

Em caso de suspeita de situação de abuso ou de exploração sexual de crianças e adolescentes, denuncie pelo Disque 181 ou pelo  www.denuncia181.pr.gov.br (canal próprio do Estado do Paraná que funciona 24 horas por dia) ou  pelo Disque 100 (Ouvidoria Nacional de direitos Humanos).

Vídeos oficiais para divulgação

Vídeos da Campanha não engula o choro

Vídeo 1  (1 min)

youtu.be/dqyoUUBNCJA

 Vídeo 2  (1 min)

youtu.be/dqyoUUBNCJA

 Vídeo da Campanha Maio Laranja Governo Federal (0:30)

youtu.be/6e5JpIDLzvE

Fonte: Departamento de Diversidade e Direitos Humanos/DEDIDH - Secretaria de Estado da Educação e do Esporte/SEED - NRE de Ibaiti-PR





 
 
Dados da Câmara
77.778.801/0001-07
Endereço
RUA DR. MARINS DE CAMARGO,106 - CENTRO
Horário de Atendimento
Rua Dr. Marins de Camargo,106 Centro - Conselheiro Mairinck/PR
Contatos
camaracmkpr@yahoo.com.br
(43) 3561-1451 / (43) 3561-1451
 
CAMARA DE CONSELHEIRO MAIRINCK